Frete no PrestaShop – Review

Postado em Atualizado em

Foi no fim do ano passado (2008), quando tomei conhecimento do sistema de e-commerce PrestaShop. Então, nada havia ainda que suprisse as necessidades brasileiras e para isso foi criado um fórum: O Fórum PrestaShop Brasil. Fórum esse que muito tem-me surpreendido no tocante à sua rápida evolução e adoção de estratégias próprias, que muito contribuem à comunidade de usuários.

Dentre os muitos projetos lá assumidos, além da tradução, personalização, gerenciamento e outros, estava o problema de configurar o sistema de frete.

A partir deste momento foram adotadas duas formas distintas afim de implementar o sistema de frete via Correios.

1. Desenvolvimento de módulo, o qual disponibilizaria os serviços e calcularia automáticamente os valores, através de consulta direta à base de dados dos Correios, a partir do CEP fornecido pelo cliente, e

2. Criação da Transportadora Correios, no Back Office do PrestaShop, preenchimento das Zonas, Estados, e Intervalo de pesos (Weight Ranges), a partir de dados fornecidos em tabelas disponibilizadas pelos Correios, em papel, e por isso, alimentadas manualmente. Valores calculados a partir da localidade (Interior ou Capital) informada pelo cliente.

O primeiro, óbviamente, buscando uma solução única, que deixasse o lojista despreocupado e que necessitasse de uma manutenção mínima.

O segundo, buscava a estanqueidade, segurança e controle das informações.

– Poderíamos então fazer uma relação entre as duas soluções, da seguinte maneira:

 

Modalidade de Cálculo de Frete Módulo Correios PrestaShopBR Trasportadora Correios via Back Office
O que é Módulo Transporadora criada usando os recursos disponíveis no PS
Dado base para cálculo CEP Localidade
Método de cálculo Consulta aos Correios (Web) Consulta a tabela Transportadora x Localidade x Peso armazenada no próprio sistema (Local)
Principais características Facilidade de implementação, consulta direta às tarifas dos serviços dos Correios, acesso a vários serviços com apenas um módulo. Segurança e controle dos cálculos, estanqueidade dos dados, versatilidade em trabalhar com outras transportadoras.
Pontos fracos Depende da disponibilidade do site dos Correios. Implementação e atualização manuais.
Pontos fortes Possibilidade de acesso a uma gama variada de serviços oferecida pelos Correios, através de apenas um módulo Como usa tabela interna, não depende de dados externos.

 

O cálculo do frete a partir CEP é, sem dúvida, o mais difundido, já o cálculo por localidade, só o vi por enquanto no OBABOX.

obabox

Recentemente houve uma grande comoção entre os comerciantes que utilizam o Modulo Correios. Não por falha no mesmo, mas porque o site dos correios estava fora do ar, ou indisponível para acesso às consultas, de forma que o cálculo de frete ficou inviabilizado por algum tempo.

Não preciso comentar o transtorno que esse fato causou. E isso me fez refletir um pouco sobre o problema.

É ridículo propagandear qual solução é a melhor ou não. Por que isso se dá de acordo com o tipo e tamanho de comércio e qual é o perfil da administração. Em realidade, cada qual a seu jeito, funciona.

No entanto, e é essa a razão desta matéria, a partir da reflexão sobre a dependência do módulo em relação à Empresa de Correios e Telégrafos e a segurança da Transportadora criada com recursos existentes no PS – mas de manutenção trabalhosa:

Seria possível aliar as duas idéias, de forma que, além de usar a consulta Web aos Correios, o módulo armazenasse uma tabela por localidade, ou até mesmo criasse a transportadora com suas tabelas por localidade, para em caso de falhar a primeira, a segunda fornecesse os dados necessários ao cálculo de frete?

Sei que pode parecer estranho uma solução híbrida, mas já vi dificuldades maiores serem derrotadas pela equipe do PrestaShopBr.

Em verdade, os lojistas não podem ficar na dependência da boa vontade dos Correios. Mesmo sabendo que tal consulta pode resultar na compra de algum de seus serviços, ele não parece lá muito preocupado se seu usuário – o comerciante – irá finalizar a venda ou não, por depender de suas informações!

Quem sabe esse não é um desafio à altura?

Para saber mais:

Módulo Correios PrestaShop Brasi

Configuração Transportadora Correios através do Back Office

6 comentários em “Frete no PrestaShop – Review

    […] Nota PrestaShopBR – Módulo Correios Uma nota informativa da administração do Fórum PrestaShopBr, foi emitida em atenção à matéria aqui publicada em 02/Jun/2009, Frete no PrestaShop – Review. […]

    Israel disse:
    janeiro 1, 2010 às 12:35 am

    boa materia

      ehinarr respondido:
      janeiro 4, 2010 às 9:02 pm

      Obrigado pelo feedback positivo, é um estimulo e tanto.

    israel disse:
    julho 19, 2010 às 2:28 am

    a presta shop é show de bola

    Aurélio Jargas disse:
    julho 21, 2010 às 4:58 pm

    Oi ehinarr,

    Parabéns pelo artigo, sua tabela explicou de forma clara a diferença entre as duas opções.

    Minha tendência é gostar de soluções como a sua, por não depender de um elemento externo. Mas como sou leigo no PrestaShop, vou começar com o módulo para simplificar minha vida. Quando estiver mais à vontade com o sistema, parto para a sua solução.

    Muito obrigado por compartilhar!

    Junior Conte disse:
    abril 8, 2011 às 10:55 am

    Dois anos se passaram, e o problema ainda persiste. =/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s