Dinheiro na Entrega – Cash On delivery (COD) em uma versão italiana

Postado em Atualizado em

Cash On Delivery (COD) é um módulo de pagamento integrante do pacote de instalação do PrestaShop. Com ele o cliente pode pagar pela mercadoria ao recebê-la. Diferencia-se do serviço de encomendas a cobrar prestado pelos Correios, pelo simples fato de que a mercadoria não é despachada por eles.

Dinheiro na entrega, como algumas vezes é traduzido, e até mesmo, Pague ao Receber, sempre possuiu o inconveniente de estar disponível mesmo para clientes que estivessem fora do alcance de trabalho da transportadora à ele atribuída. Como geralmente é melhor utilizado em conjunto com os serviços de entrega local, como Van’s e MotoBoy’s, o fato de estar disponível para clientes de zonas fora do alcance de entrega destas, torna o cálculo de frete ineficiente.

Para atribuir ao Cash On Delivery (COD) apenas aos serviços da transportadora de atendimento local, foi aqui disponibilizada matéria com uma solução. Esta solução, criada pela Alphaspel.se. adiciona nova funcionalidade à aba >>Pagamento, com a qual se pode então restringir cada forma de pagamento à qualquer transportadora desejada.

Mais tarde, foi disponibilizada pela PRESTAWORKS, uma versão do Cash On Delivery (COD) denominada Cash On Delivery (COD) with fee. Essa versão permite adicionar uma taxa extra ao serviço de entrega.

Agora, temos uma evolução desta forma de pagamento, a qual alia as funcionalidades das anteriores mais a solução para combinar com a transportadora desejada.

Trata-se do Cash On delivery (COD) em versão italiana ou Pagamento alla consegna / Pagamento in contrassegno (Italian style). O qual ao ser descompactado, recebe o nome de Aural Cash on delivery with fee (COD))

Sua instalação é a padrão. Apenas o descarregue e o descompacte na sua pasta /modules e no Back Office, na aba Módulos, o procure e o instale.

Após ser instalado, ele pode ser ajustado para exibir uma taxa extra, em espécie ou percentual sobre a compra, como também, uma taxa mínima a ser aplicada.

auralajustes

Outra funcionalidade bastante útil e criativa é a possibilidade de escolha, dentre a(s) transportadora(s) ativa(s), com a qual se deseja que ele trabalhe em conjunto. Esta função, inclusive, a meu ver, deveria estar disponível a todos os módulos de pagamento.

COD payment

Então, o resultado final é o esperado: No momento em que o cliente escolhe uma das transportadoras com as quais o Aural Cash on delivery with fee (COD) está habilitado a trabalhar, este lhe é apresentado como opção.

Para saber mais, visite o Fórum PrestShop Italiano.

Para descarga (download): Aural Cash on delivery with fee (COD).

23 comentários em “Dinheiro na Entrega – Cash On delivery (COD) em uma versão italiana

    Carlos Alberto disse:
    abril 8, 2011 às 8:09 am

    Agradecer é sempre bom depois de baixar pois motiva as pessoas. Obrigado pelo download! (Sharingan)

    Adriano de Souza Pinto disse:
    dezembro 27, 2011 às 7:02 pm

    Olá amigo,eu vou te explicar a situação: aqui na minha cidade,todas as entregas serão feitas pelo motoboy,será cobrado uma taxa de 8R$ por entrega,mas se a compra ultrapassar os 100R$,o frete é gratis..OK? e para qualquer outra cidade do planeta as entregas serão enviadas por sedex,somente por sedex. Então antes de eu ficar maluco aqui eu resolvi recorrer a alguem que ja tenha experiência com prestashop, a minha versão é 1.4.4.1, você saberia me dizer exatamente como fazer para que o sistema de fretes trabalhe e calcule 2 fretes paralelamente? Obrigado e aguardo ansiosamente uma resposta..

      ehinarr respondido:
      dezembro 29, 2011 às 3:48 pm

      Quanto a trabalhar em conjunto com os Correios não há problema. Você pode ter quantas transportadoras quiser. Contudo, na relação com a zona de entrega do motoboy, que seria na mesma cidade, aí que complica. O PrestaShop define inicialmente as zonas em relação ao estado e não à cidade. De modo que o mais adequado, penso eu, é um módulo extra carrier a fim de traduzir o CEP do cliente. Desta forma você poderia até ter preços diferenciados para diferentes bairros e até grátis se for nas cercanias.

    Adriano de Souza Pinto disse:
    dezembro 27, 2011 às 7:35 pm

    tentei fazer o download ai no link mas não deu… infelizmente!

      ehinarr respondido:
      dezembro 29, 2011 às 3:42 pm

      É uma pena, mas também é um módulo que já tem algum tempo.

        Adriano disse:
        dezembro 29, 2011 às 3:53 pm

        Eu ja defini os dois preços do transporte, agora só falta restringir a forma de pagamento no momenot que o cliente clicar na transportadora,se ele for de “fora” deveria aparecer para somente pagamento digital, e se for local além do pagamento digital o pagamento na entrega, e eu sei que você tem a formula..^^ aquele patch que vc tava testando, deu certo?? pode pasar o link do download? vlw pela atenção,feliz 2012

          ehinarr respondido:
          janeiro 3, 2012 às 3:51 pm

          Há uma matéria aqui no blog sobre isso. Não sei se esse hack funciona nas v1.4.x.

    Adriano disse:
    dezembro 30, 2011 às 4:39 pm

    Estou desesperado a procura desse módulo para download e não encontro,ja procurei na comunidade tambem não tem, a loja ta prontinha e só falta um meio de restringir a transportadora “motoboy” de aparecer na lista de opções de clientes de fora da cidade.. O que eu poderia fazer? eu uso a versão 1.4.4.1

      ehinarr respondido:
      janeiro 3, 2012 às 3:50 pm

      Eu vou caçá-lo se encontro nos meus arquivos, mas, de qualquer forma, que eu saiba ele é para versões anteriores às 1.4.x. Assim, precisará de ajustes.

        Adriano disse:
        janeiro 3, 2012 às 7:51 pm

        a loja ta pronta faz uma semana, porém não começei a vender ainda simplesmente pelo fato de que não consigo um módulo para restringir o “pagamento na entrega” para outas localidades.. a impressão que eu tenho é que eu sou o único que passou por esse problema…e aqui na minha cidade os webmasters que eu contactei nunca nem ouviram falar em prestashop, ja to quase desistindo da loja!

          ehinarr respondido:
          janeiro 3, 2012 às 8:38 pm

          Eu acho que o problema não é restringir o tipo de pagamento em si, mas restringir o tipo de pagamento de acordo com a transportadora escolhida. Eu estou dando uma olhadela no módulo antigo CashOnDeliveryWithFeeAural. Já fiz algumas modificações é possível que funcione bem nestas novas versões.

            Adriano disse:
            janeiro 3, 2012 às 9:29 pm

            exatamente isso,restringir pagamento conforme a transportadora… vc falou tudo!

              ehinarr respondido:
              janeiro 3, 2012 às 11:30 pm

              Então, assumindo que você já possui uma transportadora devidamente instalada e configurada, o que você precisa é que a forma de pagamento Dinheiro na Entrega só apareça quando esta for escolhida pelo cliente. Isto eu já consegui agora á pouco. Contudo há um porém, as outras também aparecem… Quantas e quais formas de pagamento você usa em sua loja?

                Adriano disse:
                janeiro 4, 2012 às 10:38 am

                Transportadora local para minha cidade e para demais cidades do estado ou do Brasil SEDEX, vc pode ficar a vontade para fazer um cadastro na loja e testar, se a pessoa se cadastra como sendo daqui,só aparece a transportadora local,mas se ela é cadastrada como sendo de outra cidade só aparece pra ela o serviço de correios.. o problema é a forma de pagamento (pague na entrega), essa opção aparece tanto para um quanto para outro.

                  ehinarr respondido:
                  janeiro 4, 2012 às 10:48 am

                  Bom, então está resolvido. Eu consegui restringir com sucesso um módulo COD que adaptei, era aquele que adiciona uma taxa extra, sem utilidade pelo que sei, mas que mantive. Acho que hoje à tarde eu te envio por e-mail.

    Adriano disse:
    janeiro 4, 2012 às 10:41 am

    Pagamento Digital deverá aparecer tanto para um cliente,quanto para outro.. porém o pagamento na entrega só pode aparecer para clientes daqui!!

    Adriano disse:
    janeiro 4, 2012 às 10:54 am

    Caro ehinarr, assista a esse video que vc vai entender o meu dilema. http://www.youtube.com/watch?v=gTiO7DiXqAA ,não só meu mas de muitos outros que com certeza estão na mesma situação,pois a versão 1.4.4.1 não nos possibilita a restrição de formas de pagamento comforme a transportadora selecionada.. #fato

    Adriano disse:
    janeiro 4, 2012 às 11:33 am

    Estamos no aguardo e torcendo para que tudo dê certo..

      ehinarr respondido:
      janeiro 4, 2012 às 12:38 pm

      Mas esta transportadora motoboy, ela é de acordo com o CEP do cliente? Não vi o video anterior, mas creio que não. Pois se você pega SP, por exemplo, são duas faixas de CEP para a capital, mais as cidades do ABDC, que poderia incluir..

        Adriano disse:
        janeiro 4, 2012 às 12:48 pm

        Não tem nada a ver o CEP.. simplesmente dividí o estado do RS em dois, o cálculo dos correios é independente do frete próprio, se o cliente se cadastra no estado “RS/caxias” ele automaticamente estará sendo “atendido” pelo frete próprio,e quem se cadastra pelo “RS/demais cidades” é pelo correios.. basta apenas uma restrição quanto ao pagamento.

          ehinarr respondido:
          janeiro 4, 2012 às 2:24 pm

          Ok, entendi, você fez de acordo com as tabelas dos Correios, boa sacada. Mas pelo CEP você poderia abranger e até restringir mais adequadamente, mas isso é conversa para outro tópico: O Módulo Entrega Local por faixa de CEP.

    Adriano disse:
    janeiro 6, 2012 às 6:49 pm

    retorno ao blog porque quero agradecer demais a ajuda e o apoio recebido pelo Ehinarr nessa questão envolvendo a restrição de transportadoras no prestashop, pois sem ele nós jamais teríamos conseguido…O problema foi resolvido,estamos usando o seu módulo denominado ES COD que é ótimo por sinal e recomendo á todos, muito obrigado!!!

      ehinarr respondido:
      janeiro 6, 2012 às 7:08 pm

      É, obrigado, só que ficou pela metade, faltou testarmos o desconto por usar esta forma de pagamento. Convenhamos que se o cliente pagar em dinheiro, é uma economia grande. E isto poderia evoluir para uma versão Retire na loja, que igualmente corta custos. Contudo, obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s