S3s Slider v1.0 – Review

Postado em Atualizado em

O S3s Slider v1.0 é um modulo que, muito embora tenha sido produzido com a finalidade de substituir o Editor da página principal v1.4 do PrestaShop, no que tange à funcionalidade, não o sobreescreve.

Sua história começa com uma proposta de modificação no Editor da página principal v1.4 realizada no Fórum PrestaShop Indonésia, a qual incluia a inserção de um slideshow baseado em javascript – o S3Slider jQuery plugin.

A instalação dessa primeira versão altera todo o código do arquivo editorial.tpl (modelo de layout) do Editor da página principal v1.4 e adiciona algum ao global.css do tema em uso. O arquivo Editorial.zip disponível para descarga pela afasyah.web.id, já inclclui o s3Slider.js e o editorial.tpl modificado, bem como imagens de exemplo, de modo que resta apenas editar o global.css do tema copiar seu conteúdo sobrescrevendo se necessário para a pasta /módulos/editorial para conluir a operação.

Em seguida, uma primeira alteração foi sugerida por JOLVIL, membro do Fórum PrestaShop Francófono e do Psfrance.org – Communauté française de PRESTASHOP: a de que um arquivo css poderia ser posto na pasta do módulo e adicionada uma linha para chamada deste na primeira linha do arquivo editorial.tpl:

<style type="text/css">@import url({$this_path}filename.css);</style>

Então, a partir daí surgiram dois aperfeiçoamentos propostos por ele:

O editorials3slider – que é o módulo editorial com o slider no lugar da imagem, e

O S3s Slider v1.0 – que é um módulo à parte.

Justamente por não sobrescrever ou modificar o módulo editorial original – Editor da página principal v1.4 – e por sua instalação e atuação independente, que esta review trata do S3s Slider v1.0.

Instalação

É a padrão para os módulos prestashop. (1) Descompacte o arquivo s3slider.zip na pasta /modules da loja e (2) instále-o via aba Módulos no Back Oficce.

s3sliderinstall

Não há problemas durante o processo, a única inconveniência é a ordem em que primeiramente aparece no Front Office:

O Editor da página principal v1.4 em seu lugar original e o S3s Slider v1.0 ocupando o espaço abaixo dos bloco de .

Na verdade, nada demais, bom por exemplo para verficar o layout e suas diferenças e/ou possibilidade de trabalharem conjuntamente.

s3sliderdownHFproducts

s3sliderdownHFproducts2

s3sliderdownHFproducts3

Os temas utilizados para teste, foram o et-auto-shop, et-black, da Ezy Trader Design e o padrão prestashop.

Configuração

Para ajustar o S3s Slider v1.0 para que fique na posição correta, o que aqui significa, onde está o Editor da página principal v1.4, basta tomar algumas medidas simples:

– No Back Office>>Módulos, desinstalar, se desejar, o Editor da página principal v1.4;

UninstallEditorial

– Ainda nessa aba, clicar acima em >>Posições, encontrar o módulo S3s Slider v1.0 e subí-lo para acima do bloco de .

Desta forma o que estava assim:

s3sliderdown-up

Ficará então desta forma:

s3sliderWithouEditorial

O resultado no Front Office será algo parecido como isto:

s3sliderrightetautoshop

s3sliderrightetblack

s3sliderrightprestashop


















Note que o tema et-auto-shop, pioneiramente, já traz embutido um slider.

Assim ao instalar-lo sobre ele, abriu-se a possibilidade de trabalhar com ambos. Coisa que pode ser implementada semelhantemente com outros temas, caso opte-se por deixar instalado o Editor da página principal v1.4.

Para ajustar aspectos como fonte, tamanho e altura das imagens e cor, entre outros, basta editar o arquivo s3slider.css do S3s Slider v1.0.

Para editar os textos que aparecem nas imagens, basta fazê-lo no arquivo s3slider.tpl do S3s Slider v1.0. Caso altere ou adicione mais imagens, pode-se obedecer a nomenclatura e ordem numéricas (1,2,3,4,5….). De qualquer forma, as informe corretamente afim de que funcione.

Para atribuir uma URL às imagens, inclua-a entre as aspas (“”) após <a href=”” ao editar o arquivo s3slider.tpl do S3s Slider v1.0.

Para modificar o tempo de transição entre as imagens, editar o arquivo s3slider.tpl do S3s Slider v1.0, aumentando ou descrescendo o valor de “.s3Slider({timeOut: 4000})”.

Conclusão

O S3s Slider v1.0 é um módulo fácil de instalar e configurar. Pode-se criar os próprios banners de imagens promocionais e veículá-las no Front Office de maneira elegante e prática. Isto sem abalar o módulo editorial padrão do PrestaShop. Por ser simples, é um tanto limitado. Contudo o resultado final agrada pela versatilidade que se tem em trocar as imagens e seus textos em relação à algumas outras opções disponíveis, com o banner em flash (.swf). Ainda está em aprefeiçoamento e acredito que aos ppucos novas funcionalidades lhe serão acrescidas.

Para ver uma demonstração, visite a página de ZZ-SHOP.

Para saber mais sobre o S3s Slider v1.0, descarga e suporte, visite a discusão no Fórum PrestaShop Francófono.

Para mais informações sobre o plugin, visite sua página em  S3Slider jQuery plugin.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s