Campos Numero e Complemento para PS v1.5.x

Postado em Atualizado em

Como já dito anteriormente, mas nunca é demais lembrar, e fato de que um cadastro bem feito facilita a experiência de compra do cliente. Com as informações do cliente o mais completas possível, o lojista pode aumentar as taxas de conversão e consequentemente as vendas. Empresas como PagSeguro, Akatus, Moip e Bcash, em suas integrações, por exemplo, exigem que o endereço do cliente seja informado com os campos complemento e numero em separado. E no campo numero, apenas números.

Em verdade, um cadastro completo e bem formatado evita que o cliente, ao chegar ao intermediário de pagamento, tenha que informar novamente alguns dados, perdendo tempo desta forma e até mesmo desistindo da conclusão da compra, seja por desconfiança, seja por pressa, seja por hesitação.

Assim sendo, disponibilizo o módulo ES Address para PS v1.5.x, um módulo experimental, desde sua versão para PS v1.4.x, mas que já foi usado inúmeras vezes, e que tem a finalidade de justamente possibilitar a adição e uso destes dois campos nos cadastros dos clientes, nas lojas que usam o PrestaShop.

O que o módulo faz:

    Acrescenta à tabela ps_address, os campos number (assim mesmo em inglês) e complemento.
    Modifica o comportamento da aba (guia) Endereços (no menu Clientes) e da classe Address.php a fim de gerenciar também os novos campos.
    Tenta copiar o arquivo esaddress/override/classes/Address.php para a pasta /override/classes da loja.
    Tenta copiar o arquivo esaddress/override/controllers/admin/AdminAddressesController.php para a pasta /override/controllers/admin da loja.
    Disponibiliza na pasta do módulo esaddress/themes/default, três arquivos .tpl de exemplo do uso destes campos, address.tpl, authentication.tpl e order-opc-new-account.tpl, os quais podem ser usados na maioria dos temas sem modificações, bastando apenas substituir os originais.

Compatibilidade: Testado na PS v1.5.4.1, podendo funcionar também na série PS v1.5.x.

Instalação:

– Padrão do PrestaShop, envie para a pasta /Modules e proceda a instalação como de praxe.
– Verifique se os arquivos Address.php e AdminAddressesController.php foram copiados com sucesso para as pastas overrride/classes e override/controllers/admin/ respectivamente da sua loja. Alguns servidores não permitem a cópia e em alguns casos a cópia é incompleta, nestes casos, A FAÇA MANUALMENTE!

O pulo do gato: Vá em Localização -> Países -> Brasil e edite o modelo de endereço adicionando os campos numero e complemento, conforme exemplo abaixo:

Layout do endereço
Layout do endereço

Descarga:ES Address 3.0 – Google Drive.

Resultado: No FO deve ficar mais ou menos como a imagem abaixo, varia de tema para tema.

Cadastro
Cadastro

Importamtissimo: Caso não funcione de primeira, o arquivo na pasta cache, chamado class_index.php DEVE ser apagado, ele será recriado com a lista dos arquivos a serem usados, no caso, incluindo os arquivos que o módulo precisa.
Informações adicionais: Este módulo é donationware, se lhe foi útil, considere fazer uma doação.


Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

39 comentários em “Campos Numero e Complemento para PS v1.5.x

    Ivo disse:
    julho 25, 2013 às 6:38 pm

    Parabéns pelo módulo!

    Dei azar já que fiquei fazendo tudo isso na mão por 2 dias até conseguir fazer funcionar mas pelo menos aprendi bastante sobre a estrutura do Prestashop.

    Ivo disse:
    setembro 3, 2013 às 12:53 pm

    Acabei de testar o seu módulo mas tive que copiar manualmente os arquivos de override. No seu post você não fala nada do arquivo Address_format.php, ele faz qual modificação?
    Agora na Tab: “Clientes > Endereços” só aparece o número. Para ver o complemento somente entrando em cada endereço.

      ehinarr respondido:
      setembro 3, 2013 às 2:28 pm

      Como disse, em alguns casos a cópia não é realizada, alguns servidores até desabilitam a função copy() do php por segurança. Sobre o Address_format.php, pode desconsiderar, era preciso em algumas versões anteriores, mas não é mais necessário. A respeito da tab Enderêços, optei por não colocar o complemento por motivo de espaço.

    Brenno disse:
    outubro 1, 2013 às 10:43 am

    Opa, Parabéns pelo módulo, ótima (e única) iniciativa de ajudar nesse sentido, cansei de ligar para clientes pedindo o número do endereço.
    Mas tenho uma pequena observação:
    – Quando o cliente está no carrinho, tudo maravilhoso, funciona tudo direitinho na hora de se cadastrar e já inserir um endereço, porém, quando o cliente vai ADICIONAR ou ATUALIZAR um endereço, a página perde a formatação, a tradução e etc… Fica bem bizarro, isso que me impede de estar seguro com esse módulo, pode testar criando uma conta em meu site e depois indo na sua conta e tentar adicionar ou atualizar seu endereço.

    Me avise caso saia alguma correção, gostaria muito desse módulo funcionando bem, você inclusive pode vender ele, assim que sair a correção, juro que vou fazer uma doação pelo preço que ele vale.

    Abraços!

      Brenno disse:
      outubro 3, 2013 às 2:20 pm

      Atualizando: Bugou completamente o shop 1.5.5.0. Toda vez que o cliente quer adicionar endereço, ele fala “Token Inválido”, além de perder completamente a formatação da página.
      Mesmo depois de desinstalar o módulo e apagar os arquivos copiados manualmente, voltar como estava na opção de pais, ta zuado ainda.

        ehinarr respondido:
        outubro 24, 2013 às 6:15 am

        Curioso, o módulo, como descrito, nada altera em termos de CSS, ou seja, não tem como interagir com o layout em si. Não instalou posteriormente qualquer módulo que possa estar fazendo isso?

          Brenno disse:
          outubro 24, 2013 às 1:25 pm

          Ehinarr, dificilmente instalo módulos, e sempre testo o site inteiro quando instalo.

          O fato do token inválido foi corrigido quando removi o módulo.

            ehinarr respondido:
            outubro 24, 2013 às 1:29 pm

            Entendo, mas em termos de código, o módulo faz apenas as mudanças, poucas, relatadas no post. Eu mesmo o tenho usado em várias outras lojas, não digo que não tenha ocorrido o problema, só ainda não entendo como…

      ehinarr respondido:
      outubro 24, 2013 às 6:15 am

      Vamos verificar isso.

    Joliviere Joliviere disse:
    outubro 18, 2013 às 7:47 am

    Bom dia, você sabe como fazer para os modulos de gateway de pagamento (bcash, pagseguro) reconhecer esses novos campos. Tipo quando um cliente faz o cadastro na loja e vai pagar ele tem que por o CPF de novo, e isso dificulta bastante nas vendas.

      Joliviere Joliviere disse:
      outubro 18, 2013 às 7:49 am

      Onde esta escrito CPF, leia se (Numero e Complemento)

      ehinarr respondido:
      outubro 24, 2013 às 5:54 am

      Você tem que agir diretamente no código destes módulos onde os campos numero e complemento são definidos. Por exemplo, meu módulo PagSeguro usa XML para requisitar a URL de pagamento, então fica assim:

      $address = new Address((int)($cart->id_address_invoice));
      $writer->writeElement('number', isset($address->number) && !empty($address->number) ? $address->number : (int)(trim($number)));
      $writer->writeElement('complement', isset($address->complemento) && !empty($address->complemento)? $address->complemento : '');

    nand0 disse:
    novembro 30, 2013 às 10:17 am

    Parabéns pelo seu blogue amigo.

    Ando aqui a tentar fazer uma loja na zona dos clientes recupera a senha “http://demo-store.prestashop.com/en/password-recovery”
    Gostava de forçar o HTTPS o SSL

    Você pode ajudar estou muito agradecido
    Abraço

    Carol disse:
    dezembro 20, 2013 às 5:52 pm

    Boa noite, arquivos baixados e instalados com sucesso. Tudo foi parar certinho em cada pasta override, só que quando vou em países para adicionar os campos number e complemento o prestashop não salva, pois quando volto está da forma original. Teria alguma idéia??

      Carol disse:
      dezembro 20, 2013 às 5:59 pm

      Há e uso a versão 1.5.3

        ehinarr respondido:
        dezembro 31, 2013 às 2:49 pm

        Entra em contato direto Carol, vamos ver se resolvemos isso.

    Caesar disse:
    dezembro 31, 2013 às 2:22 pm

    Lucas , Parabens . Segui suas instrucoes , detalhando os passos , seja na eliminacao do arquivo de Cache , seja substituindo os arquivos na pasta do Thema padrao da loja e voila !!! Perfeito !!! E olha que sou iniciante em Prestashop e nem desenvolvedor sou. Valeu , muito obrigado !!!

      ehinarr respondido:
      dezembro 31, 2013 às 2:44 pm

      Obrigado, depois de um ano difícil, sempre é bom receber um elogio. Valeu.

    Esdras L. Cardoso disse:
    novembro 2, 2014 às 11:55 pm

    Por favor, não estou conseguindo fazer rodar.
    Instalou perfeitamente, inclui os arquivos na pasta override/classes e override/controller/admin como recomendado, mas ainda nada.
    Configurei em paises e tb deletei o arquivo que realiza o indez das classes.

    Poderia me ajudar?

      ehinarr respondido:
      novembro 9, 2014 às 10:48 pm

      Incluiu os campos no tema?

        Esdras L. Cardoso disse:
        novembro 10, 2014 às 9:23 am

        Sim, consegui, estava faltando substituir os arquivos tpl.
        O problema é que este módulo só funciona na tela autenticação.
        Na tela de modificação do endereço volta a tela endereço normal.

        Muito Obrigado,

          ehinarr respondido:
          novembro 10, 2014 às 9:43 am

          Cuidado com as versões dos arquivos tpl. Contudo, funciona sim, em todas as vezes em que o endereço deva ser editado, se assim não estiver, algo ainda está faltando, ou a versão do tpl não é a do tema em questão.

    Esdras L. Cardoso disse:
    novembro 2, 2014 às 11:56 pm

    Minha versão PrestaShop v1.5.6.2

    Henrique disse:
    novembro 16, 2014 às 8:47 pm

    Estou tentando na minha loja, mas quando vou na pagina de endereços dos clientes volta este erro: Controlador não encontrado

      ehinarr respondido:
      novembro 17, 2014 às 1:59 am

      Esta é uma versão antiga deste módulo, e você, provavelmente o mais atual, como a v1.6.0.9, de modo que é normal e esperado algum contratempo, pois a estrutura de pastas dos controladores mudou, ou seja, o Presta procura o arquivo AdminAddress.php (acho que pé este o nome, verifique no módulo), e não o encontra. Paliativamente, você pode criar na pasta do módulo, uma pasta chamada controllers e, dentro desta, outra pasta chamada admin e copie e cole o arquivo AdminAddress.php dentro desta última. ficaria assim: esadress/controllers/admoin/AdminAddrees.php (se não for este o nome apenas o corrija.). Amanhã te envio um e-mail com mais informações e talvez o módulo atualizado.

        Henrique disse:
        novembro 17, 2014 às 7:07 am

        Opa! Obrigado pela resposta!

        Estarei aguardando o seu retorno!

    Henrique disse:
    novembro 17, 2014 às 1:08 am

    Mesmo depois de desinstalar o modulo, o problema continua. Podem me ajudar?

    Henrique disse:
    novembro 28, 2014 às 10:48 am

    tem alguma atualização para 1.6?

      ehinarr respondido:
      janeiro 24, 2015 às 3:28 am

      Tem sim, acho que nos comentários aqui tem o link, se não houver dá um toque que eu posto a nova versão.

        Thiago disse:
        fevereiro 10, 2015 às 4:28 pm

        Tb não achei o link. se puder me mande a versao nova tb.
        outra coisa; minha tabela de teste tem prefixo ps2_
        preciso editar algo para isso funcionar

          ehinarr respondido:
          fevereiro 12, 2015 às 11:20 am

          Prefixo de tabelas não interferem desde que use os seu. Vou ver se atualizo este post com a versão para 1.6.

            Raffa disse:
            abril 12, 2015 às 11:42 pm

            Boa noite meu querido!
            Sou fã de seus módulos e um dos que mais admiro é o ESAddress. Porém estou migrando para 1.6 e infelizmente não encontrei nada parecido para esta versão. Vi em suas respostas que você possui tal módulo já atualizado para esta versão e que o link estaria disponível nos comentários. Não encontrei. Poderia colar o link novamente aqui, seria ótimo para todos que leem e seguem seus ensinamentos, ou me envie por email. Fico no aguardo… Forte abraço e fique na paz!

              ehinarr respondido:
              abril 13, 2015 às 4:36 pm

              Algum tempo que pretendo distribuir a nova versão, vou testar se ainda está funcionando bem e em seguida coloco o link aqui.

    Roberta Favá disse:
    junho 28, 2015 às 5:13 pm

    Boa tarde amigo. Esse módulo funciona na versão 1.6.0.9? Abs.

      ehinarr respondido:
      julho 6, 2015 às 1:34 pm

      Ainda não, o estou atualizando e testando.

    Carlos disse:
    agosto 22, 2015 às 4:57 pm

    Me parece que seu modulo ainda não funciona para PS 1.6.1
    Você tem passo a passo em quais arquivos devem ser alterados?

    Algumas tentativas que fiz não ocorreu nada.

    Gilmar disse:
    outubro 9, 2015 às 2:52 pm

    Olá, boa tarde. Gostaria de saber se a nova versão do ESAdress para PS1.6.x já está disponível, se sim, poderia publicar o link para que possamos baixá-lo?
    Agradeço desde já.
    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s